Hoje comemora-se o Dia Mundial do Bambu. Muito antiga na Terra, essa planta pertence à família das Gramíneas e apresenta grande diversidade, distribuída em uma centena de gêneros e mais de 1.600 espécies, o que mostra bem sua adaptação às diversas regiões do planeta, sobretudo em climas tropicais.
O bambu se renova pelas brotações anuais, protegendo o solo da erosão e recuperando áreas degradadas, além de oferecer uma infinidade de usos para a humanidade, incluindo alimentação, geração de energia, fabricação de móveis, utensílios, material de construção e decoração, cestaria, tapetes, palitos, instrumentos musicais, papel, carvão vegetal, entre muitos outros.
Na Econew pesquisamos o uso do bambu como matéria prima de biomassa, uma fonte de energia limpa, através de um projeto pioneiro que une a Universidade Federal de Viçosa e a EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. no plantio de espécies em pleno cerrado. Buscamos com isso desenvolver social e economicamente a região e acabar com a exploração de biomassa em áreas nativas desmatadas. Isso só reforça nosso compromisso com a agenda ESG e a sustentabilidade.
Esperamos que no futuro florestas de bambu como essa da foto em Mato Grosso possam ajudar a preservar o meio ambiente, reduzir as emissões de CO2 – o bambu é muito eficiente em captar carbono da atmosfera – e fornecer biomassa de qualidade para setores como a siderurgia e a celulose, entre muitos outros.